A banda CAPTAIN CORNELIUS, é a mais nova agregada ao cast da MS Metal Agency Brasil.
Olá! Somos a CAPTAIN CORNELIUS. Unindo a liberdade e irreverência dos piratas com a força do rock (baixo, bateria, guitarra) e a diversão da tradicional música irlandesa (bandolim, banjo, acordeão e flautas), com pitadas da música punk, estamos na estrada para festar, pular, dançar e o que mais vier, junto com vocês!
Buscando a essência da música folclórica por toda a Europa e tendo como principal objetivo o entretenimento do público, a CAPTAIN CORNELIUS apresenta um repertório de covers de músicas tradicionais de países como Irlanda, Escócia e Finlândia, mescladas ao embalo do rock, produzindo dois estilos musicais conhecidos por seu ritmo contagiante para festa e dança: o Traditional Irish e o Irish Punk. Tudo embalado pela irreverência pirata com seus jogos, brincadeiras, shanties e o que a oportunidade proporcionar!
Através do figurino criativo, da teatralidade e descontração em palco e do vocal irreverente e versátil de nosso Capitão, trazemos ao palco música contagiante, dançante e irreverente, arrancando um sorriso no mais carrancudo e uma batidinha de pé do pior pé de valsa da casa através de clássicos conhecidos da música europeia, como Irish Rovers, Ievan Polkka, W hiskey in the Jar, The Drunk Scotsman, incluindo covers de bandas como The Dreadnoughts, Flogging Molly, Dropkick Murphys, Korpiklaani, Alestorm. Tudo vem aliados a canções clássicas piratas, cantadas em veleiros de mais de 200 anos como Leave Her Johnny, The Wellerman, Hauley Hauley Ho, Bully in the Alley e muitas interações com o público!
Conhecida pelos técnicos de som como “orquestra em cima do palco”, a banda conta com instrumentos como o violino, teclado, flautas tin whistle, bandolim, banjo e acordeão, além dos clássicos como baixo, guitarra e bateria. Essa mistura cria um ambiente de música imersiva e divertida, proporcionando uma ambientação medieval, empurrados pela energia do rock.
Com o reencontro de 2 velhos amigos nos idos de 2014, na cidade de Rio do Sul – SC, surge a ideia da formação de uma banda. Mas não uma banda comum! Uma banda diferente, com uma proposta de levar não somente música aos palcos, mas um entretenimento diversificado somando ao repertório de músicas irlandesas, que tem uma energia muito contagiante e alto astral, e canções autorais, e uma atuação teatral, despertando o espírito pirata no público e proporcionando momentos únicos de música, teatro e irreverência. Após 2 anos de conversa, decisões de repertório, escolha de instrumentistas e muitos ensaios, no final de 2015 é realizado o primeiro show com a primeira formação da CAPTAIN CORNELIUS, na cidade de Blumenau – SC, no Butiquin Wollstein. Já no ano de 2016, a CAPTAIN CORNELIUS surge em seu primeiro grande evento, o Iceberg Rock Festival, ponto de partida para outras grandes apresentações que se seguiram nos meses conseguintes. Eventos como Ragnarock, St. Patrick’s Day no O’briens Irish Pub, dentre muitos outros, além de participações em eventos beneficentes, como Rock Dog Festival e Rockão, que buscaram auxílio para animais desamparados e APAD locais nas cidades de Presidente Getúlio e Rio do Sul – SC, respectivamente.
Em 2017, a banda se reúne em estúdio para gravação de seus primeiros dois singles. As músicas selecionadas foram duas releituras de músicas de domínio público consagradas no cenário irlandês e finlandês folk: Irish Rover e Ievan Polkka. No mesmo ano também fora lançado o primeiro vídeo clipe, gravado de um show ao vivo no evento Iceberg Rock Festival. A música selecionada foi a releitura de Irish Rover e conta com mais de 6.000 visualizações no Youtube. Foi o primeiro passo para grandes shows que viriam a seguir. Ainda no mesmo ano, participamos de nosso primeiro evento com atrações internacionais: o Odin’s Krieger Fest,
que aconteceu nas cidades de São Paulo – SP, Curitiba – PR e Belo Horizonte – MG, ao qual estivemos ao lado da banda brasileira Confraria da Costa e da banda escocesa Alestorm. A banda ainda tocou em festivais como Rock in Hell do Campo, SC Metal Fest, MMM Festival, Um Dia Livre Rock Festival, Medieval SC, além de pubs como Colher de Chá, em Urussanga – SC e O’ Brien’s Irish Pub, em Balneário Camboriú – SC.
Em 2018, retornamos ao palco do Odin’s Krieger Fest, desta vez ao lado dos alemães da banda Faün, dos estonianos do Metsatöll e ao lado dos paranaenses do Terra Celta. Neste mesmo ano se deu nossa primeira mini turnê, que contou com shows nas cidades de Cascavel – PR, Foz do Iguaçu – PR, Balneário Camboriú – SC e Otacílio Costa – SC. Novamente retornamos a grandes festivais como Iceberg Rock Festival, Um Dia Livre Rock Festival, Rock in Hell do Campo, Grito da Terra e o famoso River Rock Festival, na cidade de Indaial – SC.
O ano de 2019 foi marcado por mais uma mini turnê, passando pelas cidades de Guarapuava – PR, Pitanga – PR e Balneário Camboriú – SC. Tivemos o imenso prazer de tocar na inauguração do Tortuga Underground Bar, na cidade de Rio do Sul, que até os dias de hoje mantém a cena do rock viva e todo final de semana agita a galera com diversas bandas e eventos incríveis. Ainda no mesmo ano, tivemos a oportunidade de abrir o show da banda Made in Brazil no mesmo Tortuga Underground Bar. Além dos shows, começamos a trabalhar
no nosso primeiro som autoral, Barba’s song, lançado com clipe em 2020 e contando com mais de 2.000 visualizações no Youtube. A música conta de forma satírica uma história icônica vivenciada em um local da cidade de Rio do SulDurante os anos de 2020 e 2021, devido a pandemia de Corona Vírus – COVID19, a banda trabalhou off-line e buscou lançar dois novos singles: Dinheiro pra Cerveja, que conta as peripécias do cidadão em busca de um trocado para seu alento, e Desalento, que apresenta de forma poética a tragédia de um dos males do século: a ansiedade. A música Dinheiro pra Cerveja contou, posteriormente, com um clipe, produzido em 2022 por Muzie Studio, e contou como cenário o Tortuga Underground Bar em Rio do Sul – SC. Já o single Desalento ficou em segundo lugar no Festival da Canção Autoral ENTRE RIOS, realizado na cidade de Rio do Sul, no ano de 2021 e em quinto lugar no festival de música de Barra velha, em 2022.
Com a volta dos shows no pós pandemia, em 2022 tocamos ao lado da famosa banda
Matanza Ritual no Pirata Rock Bar em Jaraguá do Sul – SC, no retorno ao circuito de festival do Tschumistock em Rio do Sul – SC e no Embaixada Bar, em Lages – SC. Completando 10 anos de estrada em 2024, a CAPTAIN CORNELIUS conta com mais de 100 shows em diversas cidades de Santa Catarina e Paraná, com 4 canções autorais, 2 clipes e 2 releituras.
Para mais informações sobre as atividades da banda CAPTAIN CORNELIUS e dos demais artistas da empresa, basta entrar em contato com a MS Metal Press através do e-mail [email protected].
Notícia mais antiga: VARTROY: confira agora o Single “Talking to an NPC” »