O líder do projeto ESQUEMA SÍMIO, Lucas Moreira, comemorou os números que a música “Mosaico do Tempo” conquistou no Spotify, soltando um breve depoimento sobre a mesma nas suas redes sociais. O depoimento pode ser conferido logo abaixo.
“O que há de tão especial na canção ‘Mosaico do Tempo’, que compus, de modo muito desacreditado, inspirado em duas canções dos Beatles (‘Across The Universe’ e ‘A Day In The Life’)? De acordo com o Spotify, é a música da ESQUEMA SÍMIO que alcançou o lugar de Top do mês de dezembro. Além disso, atualmente, ‘Mosaico do Tempo’ é a segunda faixa mais tocada da ESQUEMA SÍMIO nas plataformas, atrás de ‘Grávida’. Pensada inicialmente em ter aspectos acústicos e rústicos apenas quando eu gravei a sua guia, o produtor tchello @mgrecordsba introduziu elementos novos que deram uma roupagem mais convidativa à canção.”
ESQUEMA SÍMIO é o projeto musical rocker que tem no seu centro a liderança artística do escritor, músico, compositor e professor universitário Lucas Moreira. Embora a Esquema Símio se designa como uma iniciativa sonora de um único membro fixo, seu representante principal tem mantido contatos muito fecundos com diversos músicos da região nordestina.
ESQUEMA SÍMIO nasce de um outro projeto artístico-musical, também liderado por Lucas Moreira, que surgiu se dissolveu nas noites soteropolitanas no início do século XXI, aproximadamente entre 2004 e 2006. À época, a banda se chamava 23.4. O repertório do artista se faz de canções autorais inspiradas em sentimentos e percepções vindas de experiências singulares de um sujeito receptivo e sensível às próprias linguagens múltiplas da vida humana e não-humana no mundo contemporâneo. A musicalidade da ESQUEMA SÍMIO não deixaria de se permitir ser tocada por melodias de grupos de rock que se tornaram referências no universo do gênero musical, tais como Tears For Fears, Radiohead, Smashing Pumpkins, Placebo, Paul McCartney, Secos e Molhados, Chico Science e Nação Zumbi, Jeff Buckley, Titãs, entre outras bandas de Rock do cenário nacional e internacional.
Em janeiro de ano de 2023, Lucas se viu demasiadamente inquieto após recordar das sensações advindas de leituras que tinha concluído de romances do gênero distópico bem como “O Macaco e a Essência”, de Aldous Huxley, “Grandes Símios”, de Will Self, “Cows”, de Mathew Stokoe, “The Memory Police”, de Yoko Ogawa, “Sonham os Androides com Carneiros Elétricos”, de Philip Kankred Dick, entre outros.
Seu primeiro EP “O Gorila Mais Triste da Tailândia” divulga quatro faixas: “Instituições”, “Fissão”, “A Fúria da Flor Inocente” e “O Sentido de Estarmos Juntos”. A primeira faixa, “Instituições”, já está tocando no Programa Made In Brazil.
Para mais informações sobre as atividades da banda ESQUEMA SÍMIO e dos demais artistas da empresa, basta entrar em contato com a MS Metal Press através do e-mail [email protected].
Notícia mais antiga: FOHATT: formato em LP do seu debut álbum é finalmente lançado no Brasil »