Lean Van Ranna, vocalista das bandas, EXCALIBUR e KING OF SALEM, é natural de São Paulo e começou a cantar ainda muito jovem em um coral de sua igreja local aos 12 anos de idade.
Em meados de 1994 aos 15 anos de idade, começou a se interessar por Rock e Metal acompanhando a cena cristã do gênero Hard Rock e Heavy Metal com bandas como Petra, Bride, Whitecross, Guardian. Foi então na mesma época que conheceu o Power Metal. Com bandas seculares na escassez de bandas Cristãs do gênero, ele se aproximou de Angra, Helloween, Stratovarius e todas essas bandas influenciaram Lean a querer cantar o estilo.
No ano de 2003, entrou na banda dElohim e lançou seu primeiro registro, “Lord’s Day“. No Início de 2007, o artista deixa a banda e se apaixona de vez pelo Hard n’ Heavy, montando a Holycost, onde compôs diversas canções em tempo recorde e em um mês de ensaios passou a se apresentar em festivais locais de sua região.
Em 2008, Lean ingressa na Menahem, se tornando vocalista do primeiro álbum de sua carreira, “Angels and Shadows“, onde fez parte do processo criativo ajudando a arranjar as linhas vocais de todas as canções, compondo a canção, “Ocean of Tears“,balada que é um dos pontos fortes do disco.
Em 2009, Lean dá início ao seu próprio projeto de Power/Prog Metal e convida músicos dentre os quais o baixista, Raphael Dafras (Almah/Edu Falaschi). Anos depois, o vocalista passa a gravar covers e se torna um dos primeiros brasileiros a ter projeção na plataforma do Youtube (“Carry On” do Angra que já ultrapassou a marca de 72 mil views).
Em 2013, grava o EP, “Ordem e Progresso” com a banda, Auryah, todo cantado em Português, um Prog Metal produzido pelo guitarrista, Vinicius Almeida. No mesmo ano, o músico lançou três singles solo, com uma proposta experimental, um gravado em inglês com trechos em português e até a inclusão de vocais guturais (“The Future Will Come”), um em português (“Sangra Alma“) e outro em espanhol (“Maestro“), este último com boa repercussão com o público latino e título do que viria a ser seu compilado de canções gravadas anteriormente.
Um ano depois, é lançado o EP, “Fora dos Holofotes”, com canções em português que sobraram das pré produções da banda, Auryah, além de um single com a citada banda intitulado, “Waiting for the Day“.
Em dezembro de 2014, o artista é convidado por Michael Sweet para tocar com a banda, Stryper no Carioca Club em São Paulo, a faixa, “To Hell With the Devil“.
No ano de 2015, passa a participar de alguns projetos e bandas seculares internacionais como músico contratado, a exemplo da Masterful, onde colaborou com algumas das letras com conteúdo cristão, além da francesa, Taste of Freedom e Melodius Deite (Tailândia). O vocalista também faz parte da Raze e já recebeu inúmeros convites para participação em singles e álbuns de bandas importantes do cenário, a exemplo da Stratosphere Project, King of Salem (atual), Exacalibur (atual), Clipper, José Morais, o guitarrista brasileiro, Filippe Farias, o tecladista, Michel da Luz, dentre outros.
Junto à King of Salem, o cantor lançará um álbum ainda em 2022 pela gravadora, Ms Metal Records, em formato físico e em todas as plataformas digitais. Lean também segue gravando um disco com a banda de Hard Rock/AOR, Kin Wagon.
Atualmente, o músico pretende continuar gravando novos trabalhos em inglês e eventualmente em português, porém com grandes planos para produzir um álbum todo em espanhol nos moldes de seu single, “Maestro”.
Para mais informações sobre as atividades da banda EXCALIBUR e dos demais artistas da empresa, basta entrar em contato com a MS Metal Press através do e-mail [email protected].
Notícia mais antiga: KILLIN’GROUND: participando do Breakdown Metal Fest I »