Resenha de CD originalmente publicada pelo site Imprensa do Rock
Por Fernando Sales
Nota: 08.5/10.0
Desde 2004 na ativa, a banda VARTROY coleciona uma vasta discografia, que ganhou neste ano de 2024 um novo “filho”, o álbum “Muted by Pain”, que está sendo distribuído pelo pessoal da MS Metal. Capitaneada pelo multi-instrumentista Marcos Garcia, atualmente, o projeto virou uma espécie de one man band, e tenho que admitir que o cara bateu no peito chamando a responsabilidade para si, e tem conseguido ótimos resultados, como este que é o foco deste texto.
Como mencionado, Marcos faz absolutamente tudo neste material. Desde cantar, passando pelas cordas e até escrevendo todas as baterias. Sério, o cara nasceu mesmo para isso! Então, no geral, “Muted by Pain” traz o Heavy Metal de sempre da VARTROY, contudo inserindo novas camadas e detalhes ao som. A produção também contou com uma evolução bem perceptível, principalmente se compararmos com o seu antecessor, o também ótimo “A New Damn” (2022). A arte da capa é outro destaque, de tão linda a pintura, merecia uma versão em LP ou um quadro na parede. Excelente, mesmo!
“Muted by Pain” conta com nove faixas em pouco mais de quarenta minutos de duração, facilitando muito a minha audição. Não é um álbum cansativo, muito pelo contrário, pois ele é extremamente variado em sua essência. Músicas como “Starting Over”, “Dangers and Shadows” e “Suffocation Reign” fizeram meu deleite. Fiquei até um pouco incrédulo, que apenas um cara foi capaz de fazer tudo isso aqui sozinho. É algo de se tirar o chapéu, sem qualquer sombra de dúvidas.
Não sei ao certo se “Muted by Pain” vai ganhar uma versão física pela MS Metal, e digo isso porque a base do meu texto se deu com a versão digital do trabalho. Como nada me foi falado sobre isso, fica aqui o meu apela para que pelo menos a versão em CD seja lançada, pois este aqui merece muito! Parabéns ao Marcos e para todos os envolvidos nesta empreitada.
Notícia mais antiga: Resenha: primeiro álbum da Etros é avaliado pelo site Imprensa do Rock »