Resenha de CD originalmente publicada pelo portal Fullrock
Por Jeferson di Pádua
Nota: 08.0/10.0
Finalmente um novo trabalho com a bela voz e interpretação do vocalista Lean Van Ranna, chega às minhas mãos. Mas aqui, o que chama a atenção, é que trata-se de uma formação mexicana, mas que veio até o Brasil em busca da voz que conduzisse este debut “Sovereign”. Não me recordo de nenhum cantor do México que abraçasse o Power/Prog, na verdade, os que conheço, são mais voltados para o Metal extremo. Mas ok, vamos ao que verdadeiramente interessa, sem darmos espaços para achismos desnecessários.
De fato, aqui, o destaque vai para a voz do Lean, sua técnica apurada e o seu inigualável uso dos drives. Não gosto de comparações, mas impossível não lembrar de Russell Allen (Symphony X) ao ouvir o brasileiro cantando. De certo, ambos são da mesma escola, e ambos possuem cargas dramáticas interpretativas que emocionam. Neste sentido, já era meio que esperado que o som da KING OF SALEM se enveredaria pelo Power/Prog, mas a minha dúvida era se caminhariam pelas ramificações mais modernas do referido híbrido.
Sim, “Sovereign” soa moderno, mas ele não se escora apenas em tais estruturas contemporâneas. Então, você que gosta dos primeiros álbuns do Dream Theater e congêneres, se sentirá muito bem representado. Eu mesmo, sou grande fã de álbuns como “Images and Words” e “Awake”, então este pontapé inicial da KING OF SALEM acalentou meu coração! Músicas como “Follow You” e “Before End” são verdadeiros deleites para os admiradores deste segmento. E como o Lean está cantando, cara! O brazuka dá uma verdadeira aula, e demonstra que o país tem diversos nomes que merecem destaque na cena, com seus devidos reconhecimentos! Parabéns!
“Sovereign”é mais um lançamento com o padrão de qualidade da MS Metal, que nos enviou uma bela cópia física. O material foi muito bem prensado, com encarte pomposo, letras impressas, enfim, um primor em todos os aspectos. Parabéns aos envolvidos e que a KING OF SALEM continue nos presenteando com mais e mais discos como este! Excelente!
Notícia mais antiga: Resenha: mais uma avaliação positiva para o último álbum do Tropa de Shock »