Resenha: debut álbum da Morkalv é avaliado pelo blog Metal Maniac Media
Postado em 28/08/2024


Resenha de CD originalmente publicada pelo blog Metal Maniac Media

Por Edson Portela

Nota: 08.5/10.0

Quando recebi este CD físico da galera da Eternal Hatred Records, mas sabia eu que estava pra ter uma das melhores experiências musicais do ano. Quem me conhece sabe o quanto sou fã de Black Metal, desde os mais obscuros até os mais sinfônicos e pomposos. Pois bem, a brasileira MORKALV, pode-se dizer, que fica no meio termo entre uma coisa e outra. Com influências diretas da segunda leva do estilo, pude pescar referências de bandas como Dissection e Immortal (antigo), aqui e acolá, mas com a assinatura bem particular deste quarteto.

Tendo a cultura nórdica como pano de fundo, este debut “An Ancient Cult to the Aesir” é uma verdadeira aula. Dá pra sentir em cada detalhe aqui, que os compositores vivem o que escrevem, o que coaduna com a filosofia de vida do Black Metal, não apenas como um mero subgênero do Metal. Pra quem acompanha o estilo, sabe muito bem o que estou falando! Black Metal não é apenas música, e sim um verdadeiro caminho ideológico, com base nas antigas escrituras de mestres como Crowley e LaVey.

A produção de “An Ancient Cult to the Aesir” é na medida certa, entre a sujeira e o caráter inteligível, proporcionando que o fã se identifique com a linguagem logo de cara. O que me incomodou um pouco, contudo, é que o material é um pouco curto. Acredito que caberiam aqui, duas ou três faixas adicionais, já que temos duas que mal chegam aos dois minutos de duração, uma delas, inclusive, a faixa título. Esquecendo este detalhe, gostei muito “Odin”, “Sutr” e “Tyr”, principalmente das letras bem embasadas e que nos fazem ter a certeza que o compositor fez uma pesquisa excelente, antes de concebe-las.

“An Ancient Cult to the Aesir”é um verdadeiro presente, em época de vacas magras para novas banda de Black Metal aqui no país. Eu costumo ouvir as que sempre venho ouvindo, há muitos anos atrás, com praticamente nada de novo sendo inserido na minha rotina. Todavia, a MORKALV venceu essa barreira e conquistou mais um fã! Excelente artefato e que deve ser perpetuado ao máximo na nossa cena! Parabéns aos envolvidos.

 
Categoria/Category: Clipping

TOP