Resenha: debut álbum da Persevera começa a ganhar espaço na imprensa nacional
Postado em 17/10/2023


Resenha de CD originalmente publicada pelo portal Subterrâneo Metal Punk

Por Johnny Freire

Nota: 08.0/10.0

O PERSEVERA é um quarteto que vem de Sumaré, São Paulo, e após uma sequência quase interminável de Singles, que começaram a ser disponibilizados desde 2020 com a faixa “Iced Hell”, partiu em 2023 para o seu muito bem vindo debut álbum, batizado de “Genesis”. Lançado no Brasil pela major MS Metal Records, com distribuição da Voice Music, o disco agrada em cheio por trazer um verdadeiro compilado destes citados Singles, reunidos aqui para facilitar a vida dos seus fãs e seguidores.

O estilo proposto é o Metal, no sentido mais amplo do termo. A própria “Iced  Hell” que abre o material com seus mais de cinco minutos reflete isso. A composição é cadenciada, com bases construídas para que o vocalista Paulo Carrara pudesse passear à vontade, por toda a sua estrutura, dando assim uma liberdade muito bem vinda, para o cara desempenhar o seu papel. “Oh Lord!” segue a mesma linha da anterior, arrastada, pesada e que deixa bem em evidência que construções mais velozes, seriam deixados em segundo plano.

A condução da obra continuou a mesma nas ótimas “A Waste of Time” e “My Curse”, mudando um pouco em “King of Kings”, que me soou um pouco melhor e mais voltada para a NWOBHM. Nela podemos notar com mais clareza o trabalho do guitarrista Danilo Bredda, que soube muito bem roubar o protagonismo para si, com riffs empolgantes e que me fizeram sentir saudades dos antigos álbuns do Warlord, Iron Maiden e Saxon. Talvez esta seja a melhor de todo o CD, mas prefiro que este julgamento fique à cargo de você, caro ouvinte e leitor.

Achei a produção heterogênea, contudo como aqui trata-se de uma espécie de compilação, com composições de várias fases da PERSEVERA, meio que já é autoexplicativo porque essa sensação se fez presente. Particularmente, gostei bastante de “Genesis”, porém, atualmente, tenho uma certa resistência para ouvir álbuns muito longos! Ainda assim, quem se aventurar a consumi-lo na íntegra, não acredito que vá se arrepender, pois foi exatamente o que houve comigo.

 
Categoria/Category: Clipping

TOP