Resenha de CD originalmente publicada pelo portal Reidjou
Por Alex Viana
Nota: 09.5/10.0
A PAYOUT é um power trio de Londrina, Paraná, e traz neste EP de estreia “Tales from the Cactus Crypt” um Speed Metal vigoroso, com aquele velho cheiro de naftalina dos anos oitenta. A impressão que tive ao escutar este curto trabalho, foi de abrir a caixa de Pandora, retirando na sequência um artefato repleto de teias de aranha e mofo, com o único propósito de viajar no tempo rumo a uma das épocas mais românticas do Heavy Metal.
“Tales from the Cactus Crypt” contém seis faixas, sendo “The Atomic Rapture” uma breve introdução. As outras cinco seguem à risca o modelo proposto pelo gênero aqui abraçado, sem qualquer tipo de intenção de buscar por inovações. Afinal de contas, tudo perderia o sentido se experimentações fossem inseridas nesta obra, que nada mais é do que um resgate fiel ao que foi balizado no cenário por bandas como Metallica (antigo), Agent Steel, Exciter, Angel Dust e muitas outras.
A produção privilegia a sujeira das bases, passando aquela sensação de gravação analógica, que é muito bem vinda em lançamentos deste segmento. Então sim, as escolhas das texturas foram extremamente assertivas, o que facilitam muito na audição e compreensão do que os caras querem passar. A faixa título e seus poucos mais de três minutos me socaram o estômago com a sua violência e velocidade. O vocalista Demian é outro ingrediente importante nesta equação, tendo em vista que o seu vocal “homem das cavernas”, reforça toda a aura da antiga escola do Metal, como vemos nas ótimas “Make My Molotov”, “Christophagy” e na melhor dentre todas, “Mushroom Priests”.
O único problema que encontrei em “Tales from the Cactus Crypt” é a sua curta duração. Eu sei que aqui trata-se de um EP, mas a sensação de material inacabado ficou no ar, porque as 5 músicas são extremamente bem construídas, e acabam deixando o ouvinte querendo mais e mais. Se por um lado isso é bom, por outro ainda não sabemos quando a PAYOUT virá com um novo petardo para nós. Vamos esperar ansiosos, mas enquanto isso, sigo aqui consumindo com afinco este belo presente, a mim enviado pelo pessoal da MS Metal.
Notícia mais antiga: KALLIMAH: BANDA ANUNCIA QUE FARÁ AUDIÇÕES PARA A ESCOLHA DO NOVO VOCALISTA »