Resenha: novo álbum da Prognoise ganhando espaço no nordeste brasileiro
Postado em 24/06/2024


Resenha de CD originalmente publicada pelo portal Reidjou

Por Alex Viana

Nota: 08.5/10.0

Vinda da improvável Porto Velho, capital de Rondônia, a PROGNOISE nos apresenta um belo álbum de Progressivo neste “Lacrimal”, que foi originalmente lançado em 2021, dentro de uma proposta completamente independente. Este material ficou esquecido durante quase três anos, até que agora, em 2024, com o auxílio da atual gravadora dos caras, vem recebendo a devida e merecida atenção.

Como mencionado, “Lacrimal” é um material que finca a sua bandeira criativa no Progressivo, sem que pesassem a mão para se enveredar um pouco mais para o caminho do Metal. Então, neste caso, estes rondonienses bebem das mais prolíficas fontes de nomes como King Crimson, Jethro Tull, Focus, passando por YES e Rush. Ou seja, espere por virtuosismo na medida certa, aliado ao bom gosto de arranjos em estruturas com certos ares de complexidade.

Os destaques aqui são vários, mas é impossível deixar de citar a faixa título com os seus mais de oito minutos, além de “Noite”, que entrega uma faceta interessante da banda ao se enveredar pela nossa língua natal, e a derradeira “Túmulo”, que entrega todo vocabulário técnico dos músicos aqui presentes, dentro de uma viagem sonora em seus longos onze minutos de duração. Talvez “Túmulo” seja a que mais represente a proposta artística da PROGNOISE, então, se você que sentir se este CD é ou não para você, recomendo ir direto conferi-la.

Agora com o suporte de uma grande agência cuidando da sua carreira, acredito que Porto Velho ficará muito pequena para a PROGNOISE! Inclusive, já nos foi informado que um novo álbum está à caminho, então a expectativa apenas fez com que o nosso hype tenha ido lá para as alturas. Se já em “Lacrimal” já foi apresentado um nível alto de qualidade de composição, fico imaginando o que estes caras podemos nos apresentar quatro anos mais tarde. Estamos de olhos bem abertos…

 
Categoria/Category: Clipping

TOP